Ministério divulga orientações para pessoas com deficiência contra o novo coronavírus (Covid-19)

Ministério divulga orientações para pessoas com deficiência contra o novo coronavírus (Covid-19)


O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) lançou nesta quinta-feira (19) um material informativo sobre os cuidados que devem ser tomados pelas pessoas com deficiência e doenças raras durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Com textos informativos e vídeos em libras, o material traz dicas básicas sobre o vírus, prevenção, possíveis meios de contaminação, remédios e tratamentos. A cartilha traz ainda uma seção direcionada as pessoas com doenças raras e especificamente para as mais diversas deficiências.

Para a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscilla Gaspar, o material visa orientar e informar as pessoas com deficiência em meio aos cuidados que devem ser tomados durante a pandemia. 

“Apenas por ser uma pessoa com deficiência não significa que a pessoa tenha maior vulnerabilidade ao vírus. Mas você pode se enquadrar no grupo de risco se tiver, por exemplo, restrições respiratórias; dificuldades nos cuidados pessoais; condições autoimunes, entre outras doenças. Por isso a importância de seguir as orientações do material”, completou a secretária.

Outro ponto importante no material, é o cuidado que devem ter os que trabalham como cuidadores; atendentes pessoais e as equipes de home care. 

O MMFDH tem cooperado para o combate à disseminação ao novo coronavírus (Covid-19) com informações diárias, através de suas secretarias nacionais, em todas a redes. Acesse a cartilha na integra